Melhores bairros para viver em Brasília

10 minutos para ler

Melhores bairros para viver em Brasília

Brasília é, sem dúvidas, um dos lugares mais atrativos para quem busca morar com qualidade de vida. Assim, a cidade atrai cada vez mais pessoas de todos os cantos do país, com demanda elevada por imóveis e, consequentemente, possuindo um dos m² mais valorizados do Brasil.

A cidade oferece múltiplos atributos, como uma boa infraestrutura, alto índice de segurança, vias largas e modernas, integração com a natureza, entre outros. Assim, o notável estilo de vida é uma marca registrada do local, atendendo muito bem a população de alta renda.

Mas, escolher um bom lugar para morar em Brasília não é uma tarefa simples e o primeiro passo que deve ser dado por quem deseja fazer uma escolha inteligente de moradia na Capital Federal é pesquisar muito e entender como a cidade funciona, aspectos como localização, acessibilidade, segurança, vizinhança, valor do m² são alguns dos aspectos mais importantes nessa avaliação.

Para que você entenda mais sobre o assunto, separamos os melhores lugares para morar em Brasília. Confira a seguir!

 

Entenda a história arquitetônica de Brasília

Em 21 de abril de 1960, o então presidente Juscelino Kubitschek inaugura Brasília. O plano arquitetônico ficou a cargo de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, que realizaram todo o planejamento urbano da cidade. Após a construção, Brasília tornou-se um importante símbolo da modernização e da integração nacional. A cidade cresceu juntamente com as demais cidades satélites que compõem as regiões administrativas do Distrito Federal, se consolidando com uma das principais capitais brasileiras, ficando atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro. Um crescimento praticamente ininterrupto em seus 61 anos de existência — considerando-se a soma de nascimentos, mortes, êxodo rural e urbano, entre outros fatores.

 

Conheça os melhores lugares para morar em Brasília

Devido às suas particularidades, os bairros que compõem a região central de Brasília, também conhecida como Plano Piloto, estão entre os bairros de melhor qualidade de vida do país. Portanto, separamos, a seguir, algumas opções de moradia para usufruir das vantagens que só Brasília oferece!

 

Asa Norte

Parque Ecológico Olhos D’Água, Asa Norte. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

A Asa Norte é um bairro tradicional do Plano Piloto. Contando com um espaço amplo e arborizado, além de opções de lazer e entretenimento acessíveis e próximas das casas e prédios, o local abriga servidores públicos, militares, estudantes, entre outros públicos. Embora o metro quadrado dos imóveis seja um dos mais caros, a procura pela região aumenta a cada ano, principalmente devido à proximidade com a Universidade de Brasília (UnB).

 

Asa Sul

A Asa Sul conta com uma diversidade de bares, restaurantes, academias, mercados, entre outros serviços básicos, como postos de saúde e metrô. Entretanto, as unidades imobiliárias são mais antigas e símbolo de um planejamento arquitetônico inovador, sobretudo devido ao fato de os espaços serem bem amplos.

 

Noroeste

A história do Noroeste ainda é considerada bastante recente. Entretanto, o bairro faz parte do projeto original do Plano Piloto, tornando-se a última zona habitacional construída na cidade e tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade (Unesco). O Noroeste fica próximo do Eixo Monumental e ao lado da Asa Norte. O bairro é fruto de um planejamento urbano moderno, onde a modernidade arquitetônica harmoniza com o verde e com a qualidade de vida única que o local oferece, atraindo cada vez mais a população de alta renda, bem como algumas das mais importantes construtoras da cidade. A grande vantagem de se morar em um bairro planejado é contar com uma boa infraestrutura urbana, vias, ciclovias, coopervias, instalações modernas de comércio, área setorizada, acessibilidade, qualidade de vida, parques, entre outros aspectos. Além de todos os seus atributos, os empreendimentos construídos no Setor Noroeste trazem o que há de mais moderno e sofisticado no segmento imobiliário de alto padrão da capital. Um exemplo é o primeiro empreendimento do Brasil com carregadores para carros elétricos em todas as unidades. O Noroeste possui localização privilegiada, estando a poucos minutos do eixo monumental e ao lado da Asa Norte, com excelente e rápido acesso às principais vias da cidade, assim como comércios, escolas, shoppings, universidades, centros clínicos de excelência, entre outros. Outro grande benefício é a proximidade com o Parque Burle Marx e o Parque Ecológico Água Mineral, interessantes opções de lazer e de turismo ambiental.

Conheça os novos lançamentos Emplavi no Noroeste, alto padrão para morar e viver nas melhores localizações de um dos bairros mais valorizados da Capital:

Jardins Azaleias – 04 suites – SQNW 302

 

Parque das Figueiras – 03 quartos – SQNW 103

 

Parque dos Cedros – 04 suites – SQNW 306

 

Lago Sul e Lago Norte

Ponte JK – via de ligação entre o Lago Sul e o centro de Brasília. Foto: Fausto Macedo

As regiões do Lago Sul e Norte ficam à beira do Lago Paranoá, local que abriga as casas mais luxuosas da cidade. Na parte Norte, os preços costumam ser mais acessíveis, já a parte Sul abriga embaixadas, mansões, entre outras edificações. Devido à localização privilegiada e ao fato de estar a poucos quilômetros da Esplanada dos Ministérios, esses bairros são alternativas interessantes para quem procura por comodidade e segurança.

 

Sudoeste

Comércio local do Setor Sudoeste, em Brasília. Foto: GDF Dia a Dia

 

O Sudoeste é considerado um bairro moderno, seguro e cheio de vida, ideal para pessoas com boa renda familiar. Isso explica o alto custo de seus apartamentos, ocupando o terceiro lugar na lista dos bairros mais ricos e valorizados da Capital Federal.

Considerada uma das regiões mais nobres e valorizadas do Distrito Federal, o Setor Sudoeste é um dos endereços mais cobiçados por quem busca viver e morar em Brasília.

Com Infraestrutura consolidada, localização estratégica interligando os principais pontos do Plano Piloto e concepção urbanística alinhada aos conceitos do tombamento de Brasília, com especial atenção à “escala bucólica”idealizada por Lúcio Costa, o Setor Sudoeste tornou-se referência em qualidade de vida e moradia na Capital.

Próximo à Esplanada dos Ministérios e de inúmeros atrativos culturais e, principalmente, do Parque da Cidade Sarah Kubitschek, o Sudoeste atrai muitos funcionários públicos e empresários. Devido à oferta de um estilo de vida mais prático e acessível, o local também chama a atenção de jovens, concurseiros e, até mesmo, trabalhadores de outras cidades que buscam no bairro um excelente estilo de vida.

Este é o cenário escolhido pela Emplavipara marcar, mais uma vez, a sua história no mercado imobiliário de Brasília, com o lançamento de três novos empreendimentos de alto padrãono bairro, em uma de suas melhores localizações: a nova Quadra 500, agregando ainda mais valor e exclusividade a um dos mais nobres endereços da capital.

Residencial Topázio – 03 suites

 

Residencial Safira – 04 suites

 

Residencial Turmalina – 04 suites

 

Guará

Vista aérea do Guara. Fonte: Jornal do Guará

história do Guará se confunde com a história de Brasília, com similaridades urbanas, arquitetônicas e demográficas. Como várias outras regiões do Distrito Federal, o Guará foi idealizado para acolher funcionários públicos que chegavam a Brasília em seus primeiros anos.

Região tradicional e com características únicas no Distrito Federal, o Guará começou a ser construído em 1967 em um grande mutirão feito por funcionários públicos que ergueram suas próprias casas. Com o passar dos anos, a proximidade do Plano Piloto e as muitas oportunidades de um lugar em expansão atraíram mais moradores e investimentos públicos e privados para a cidade, que foi crescendo exponencialmente.

Em constante evolução, a cidade vem, nos últimos anos, recebendo novos empreendimentos, capazes de atender a crescente demanda por imóveis novos. E, dentro desse cenário de otimismo e oportunidades, novos lançamentos vem movimentando o mercado imobiliário da região, inaugurando um novo ciclo de crescimento da cidade, atraindo mais investimentos em infraestrutura urbana, com impactos relevantes para todos os moradores.

O primeiro empreendimento lançado em agosto de 2021 pela Emplavi nesse novo ciclo de investimentos na região do Guará foi o Prestige Residence, um residencial de alto padrão, localizado na QI 29, com 114 unidades distribuídas em duas torres que abrigam apartamentos de 2 e 3 quartos.

 

Águas Claras

Vista do Parque Ecológico de Águas Claras. Fonte: UPSA

Quem vai à Águas Claras pela primeira vez já percebe imediatamente que está em um local diferente do Plano Piloto e de todas as demais cidades de do DF. Os prédios altos, o comércio intenso, as ruas muito iluminadas e o grande movimento das estações de metrô deixam a cidade mais similar às grandes metrópoles do planeta. A comparação com Manhattan, inclusive, é bastante comum.

A qualidade de moradia e a infraestrutura da cidade é muito similar à do Plano Piloto, porém com um estilo próprio de viver e morar em Brasília, com muita qualidade vida e um jeito mais contemporâneo e cosmopolita de viver aqui, muito em função dos condomínios fechados, modernos e com conceito resort, marca registrada dos empreendimentos ali presentes.

Além de todos os atrativos que a cidade possui, tais como vida noturna, bares, restaurantes diversos, shoppings e um comércio diversificado, O Parque Ecológico Águas Claras é outra grande atração, com uma excelente área verde bem no meio da cidade, preservando a mata ciliar do Córrego Águas Claras. O local conta com dois lagos artificiais, quadras poliesportivas, campo de futebol society, ciclovias, trilha ecológica e muito contato com a natureza. Uma grande alternativa para passeios e exercícios físicos.

Montana Residencial, lançamento da Emplavi em Águas Claras, é um bom reflexo do estilo de vida versátil e moderno da cidade. Próximo à estação do metrô, perto de escolas e com toda a infraestrutura de bens e serviços à disposição, o Montana foi feito na medida para o equilíbrio entre vida urbana, natureza e tranquilidade.

Agora que você já conhece os melhores lugares para morar em Brasília, certamente será muito mais simples optar por adquirir um imóvel na região que mais combina com o seu estilo de vida.

Gostou do post?

Ficou interessado(a) em comprar imóvel em Brasília? Escolha um Emplavi

Agende hoje mesmo uma visita em nossa Central de vendas e decorados Emplavi Noroeste – SQNW 102  ou Central de vendas e decorados Emplavi Águas Claras – Rua Copaíba  e surpreenda-se com a qualidade e a sofisticação em cada detalhe.

Acesse www.emplavi.com.br para conhecer nossos empreendimentos e visite nosso blog para ficar por dentro de tudo que acontece no mercado imobiliário, dicas e muito mais!

Converse com um de nossos consultores autorizados pelo nosso WhatsApp (61) 3345-9400.

Posts relacionados

Deixe um comentário