O novo viaduto do Noroeste

3 minutos para ler

Uma característica sempre presente em Brasília ao longo de sua história é a expansão planejada dos acessos aos seus principais bairros. Os exemplos são muitos. Na década de 70, com o crescimento da cidade e, principalmente, da Asa Norte, foi feito o viaduto de ligação entre W3 Sul e Norte, que não estava no projeto original do Plano Piloto. Na mesma década, a construção da Ponte das Garças e da Ponte Costa e Silva mudou toda a configuração do trânsito local, facilitando o acesso ao Lago Sul e impulsionando o comércio e os serviços na região.

Inauguração da ligação entre W3 Sul e W3 Norte em 1976. Fonte: Histórias de Brasília

Nos anos seguintes, vimos a Estrada-Parque Taguatinga Guará (EPTG) se ampliar para atender a demanda de cidades nascentes como Águas Claras e Vicente Pires, além de novas pistas surgindo para facilitar a vida dos moradores do Sudoeste. A mais recente, já em construção, é o Viaduto da EPIG, ligando o bairro ao Parque da Cidade.

Viaduto EPTG – Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Agora chegou a vez do Noroeste. Idealizado por Lucio Costa no documento Brasília Revisitada, ainda na década de 80, é o primeiro bairro ecológico do Brasil, com uma das melhores localizações da capital. E vem crescendo ordenadamente, ao longo dos anos, com urbanização adequada e prédios cada vez mais modernos e sustentáveis. Para atender as necessidades de sua consolidação na cidade, o Noroeste receberá seu primeiro viaduto, ligando a Estrada-Parque de Indústria e Abastecimento (EPIA) e a Avenida W9, transformando-se no principal acesso ao bairro.

Via W9 – Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O projeto do viaduto já está pronto e a licitação foi anunciada pela Terracap, com obras que serão feitas em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF). Um novo acesso que, sem dúvida, vai mudar o bairro e melhorar a qualidade de vida dos moradores da região, valorizando ainda mais o setor. O resultado é claro: não só o Noroeste, mas Brasília inteira ganha com isso.

Para saber mais, acesse: emplavi.com.br ou pelo Whatsapp 3345-9400.

Agende uma visita em nossa Central de Vendas e decorados Noroeste. Conecte-se com o alto padrão Emplavi e realize o sonho do imóvel ideal, com a certeza do melhor negócio. Clique aqui para agendar uma visita.

Posts relacionados

Deixe um comentário