Paisagismo Integrativo. Você conhece esse conceito?

5 minutos para ler

Uma solução sustentável de integração entre pessoas e a natureza, com impactos relevantes para o meio ambiente e a qualidade de vida.

Jardins dos Hibiscos Noroeste – SQNW 106

  O planejamento e a implementação de projetos bem integrados de paisagismo, em condomínios residenciais, têm se tornado uma solução cada vez mais  relevante na criação de espaços que, além de agregarem mais beleza  ao conjunto arquitetônico do empreendimento, impactam a qualidade de vida dos moradores, aliviando o estresse na rotina de quem vive em grandes centros urbanos, proporcionando um contato maior com a natureza e um ambiente de convivência mais aprazível  para toda a família, além de contribuir para a boa imagem do condomínio e, consequentemente, maior valorização dos  seus imóveis.

Parque das Orquídeas Noroeste – SQNW 102

  Comumente, em condomínios residenciais, os projetos de paisagismo são desenvolvidos em diferentes áreas do empreendimento e, cada uma delas, por sua vez, exige execuções e cuidados diferenciados. O projeto de paisagismo leva em consideração os diversos ambientes de acordo com orientação geográfica, áreas de insolação, análise de solo, usos e interações dos usuários, entre outros. Cada um desses detalhes é considerado de forma a proporcionar condições necessárias para o bom desenvolvimento das espécies de plantas utilizadas, de acordo com uma visão consolidada do projeto de paisagismo e de forma complementar ao projeto de arquitetura do edifício.

Jardins dos Ipês Noroeste – SQNW 104

  O conceito de paisagismo consolidado prevê a utilização de plantas já em fase adulta durante a fase de implantação do projeto.  Esse processo, entretanto, é desafiador quando falamos de árvores de grande porte como coníferas, palmáceas e algumas espécies angiospérmicas.

Jardins dos Hibiscos Noroeste – SQNW 106

  A dificuldade já tem início na aquisição dessas espécies: São raros os criadouros e viveiros específicos de árvores adultas, tendo em vista que a maioria delas encontram-se em florestas, parques ou residências onde permanecem por décadas. O transporte dessas árvores também envolve certa complexidade e um planejamento por se tratar de um ser vivo, de grande porte, que necessita de uma aclimatação ao estresse da mudança de habitat. Apesar de oneroso, todo o processo é recompensador, pois torna possível o atendimento de prazos e a criação de “jardins instantâneos” que encantam e dão uma sensação de lar estabelecido aos novos moradores.

Planta de implantação do Pilotis e Paisagismo Consolidado – Residencial Topázio na SQSW 500, Sudoeste

  Existe, no entanto, a possibilidade de uma situação intermediária: O paisagista prevê, em projeto, o paisagismo que será consolidado no decorrer dos anos, por vezes décadas, até que todas as árvores e plantas atinjam a maturidade. Para poupar alguns anos de espera até que esta situação consolidada seja atingida, são usadas plantas de idade avançada, em um estado intermediário entre a muda e a planta adulta. Essa metodologia requer um grau significativo de investimento, mas adianta o processo em alguns anos. Já o conceito de paisagismo integrativo aborda, através de técnicas sustentáveis, soluções de paisagismo que visam a integração do ser humano, elementos naturais e elementos construídos, buscando um equilíbrio holístico entre o ambiente natural e o ambiente urbano.

Jardins dos Lírios Noroeste – SQNW 103

  Hoje em dia, o contato com a natureza é essencial, trazendo benefícios físicos e mentais, além de agregar ainda mais valor aos imóveis que contam com espaços verdes incorporados em seus projetos.

Parque das Tulipas Noroeste – SQNW 102

 

Residenciais Turmalina, Safira e Topázio – SQSW 500, Sudoeste

  Projetos de Paisagismo dos Empreendimentos Emplavi: Valor que agrega qualidade de vida aos moradores e valorização imobiliária. Como forma de possibilitar a integração das pessoas com o meio ambiente e assim contemplar a biodiversidade das espécies vegetais, a Emplavi, maior Incorporadora Imobiliária de Brasília, investe em projetos de paisagismo em seus empreendimentos nas melhores localizações do Distrito Federal: Setor Noroeste, Sudoeste, Guará e Águas Claras. A Emplavi desenvolve projetos de paisagismo integrativo como forma de garantir mais qualidade de vida aos novos moradores de seus residenciais, além disso, busca entregar seus jardins com plantas em estágio avançado de maturidade, para que atinjam um estado de paisagismo consolidado em menos tempo para os moradores. O paisagismo integrado com a moradia propicia diversos benefícios físicos e mentais, possibilitando uma contemplação para o descanso e conforto interior. Cada detalhe importa, integrando qualidade e sofisticação sem esquecer o pilar sustentabilidade.

Pilotis – Parque dos Cedros Noroeste, SQNW 306

  As áreas com vegetação, por serem majoritariamente permeáveis, permitem maior infiltração das águas, além de favorecerem o microclima, fator importante nos centros urbanos. Um projeto de paisagismo bem executado melhora a sensação térmica, diminuindo a temperatura em seu entorno. Todos esses fatores garantem maior conforto e sensação de bem-estar para aqueles que habitam ou que transitam nos locais em que é aplicado o conceito de paisagismo integrativo. O projeto de paisagismo dos lançamentos Emplavi no Noroeste e no Sudoeste vai muito além da escolha das plantas adequadas. Os empreendimentos Emplavi contemplam áreas externas completas com calçadas, taludes, drenagem e irrigação automatizada.

Parque dos Cedros Noroeste – SQNW 306

  Conheça nossos empreendimentos e agende um horário em uma de nossas centrais de vendas. – Noroeste: SQNW 102 – Sudoeste: SQSW 500 – WhatsApp (61) 3345-9400.

Posts relacionados

Deixe um comentário