Hora certa para investir em um Imóvel na Planta: Entenda Mais sobre essa modalidade de compra

10 minutos para ler

Um dos temas mais recorrentes quando o assunto é comprar um novo imóvel, seja para morar ou investir, é a compra de um “imóvel na planta”, principalmente quando o cenário econômico passa por momentos de turbulência, sobretudo no setor financeiro que, nesta reta final de 2021, vem demonstrando grande instabilidade deixando investidores cada vez mais inseguros quanto ao futuro de seus rendimentos em aplicações que envolvem maior risco, como por exemplo a bolsa de valores. Com o mercado imobiliário em alta e a demanda crescente por imóveis, surge sempre os mesmos questionamentos na hora de decidir o que fazer na hora de escolher o imóvel certo: comprar um imóvel na planta ou pronto? Pensando nisso, a Emplavi preparou este conteúdo para sanar possíveis dúvidas e ajudá-lo nessa importante jornada, apresentando as vantagens e os pontos de atenção que devem ser levados em conta na hora de comprar um imóvel na planta. Mas, afinal, o que é um “imóvel na planta”? O chamado “imóvel na planta” é, na verdade, um termo popularmente utilizado no mercado imobiliário em geral, para definir a modalidade de compra de imóveis adquiridos junto à uma construtora ou incorporadora. A Incorporação Imobiliária, no direito brasileiro (Lei 4.591 de 16/12/1964), é o nome dado ao conjunto de atividades exercidas com a finalidade de construir ou promover a construção de edificações ou conjunto de edificações, bem como a sua comercialização, total ou parcial, compostas de unidades autônomas que, em seu conjunto, formam um condomínio. Uma Incorporação Imobiliária é, portanto, composta por três elementos essenciais:

  1. O Terreno: a área destinada à construção do empreendimento;
  2. A Incorporadora: em geral, a empresa que se responsabilizará pelo planejamento, gestão e entrega, dentro de prazo, preço e condições determinadas, das obras concluídas, aos futuros moradores adquirentes das unidades autônomas;
  3. A Construtora: Responsável pela execução do projeto dentro das condições e prazos estabelecidos pelo contrato de Incorporação.

Uma vez atendidas as normas previstas em lei, a aprovação do projeto junto aos órgãos competentes e o devido R.I – registro do memorial de incorporação junto ao cartório de registro de imóveis, a Incorporadora já poderá comercializar as unidades autônomas do empreendimento, por meio de contrato de promessa de compra e venda, dando início também às obras que, ao final do prazo estabelecido, deverá ser entregue aos devidos proprietários, que formarão o condomínio do empreendimento. Qual a vantagem de comprar um imóvel na planta? Muitas dúvidas e insegurança quanto ao futuro da economia, à idoneidade das empresas envolvidas ou mesmo desconhecimento em relação ao processo de aquisição, documentação, além da sensação de estar comprando “apenas um sonho”, podem desanimar o comprador na hora de decidir por essa modalidade. No entanto, comprar um imóvel na planta pode se tornar um excelente negócio e muitas vezes, a única opção de compra para quem deseja viver e morar no lugar que sempre sonhou. Essa experiência, quando bem planejada e orientada, pode ser muito vantajosa e plenamente bem sucedida. Conheça agora algumas dessas vantagens e comece a sonhar com a sua nova vida no imóvel que sempre desejou: 1) Planejamento, flexibilidade e maiores descontos na compra Uma das principais vantagens de se comprar um imóvel na planta é a possibilidade de se planejar os pagamentos com maior tempo e menor comprometimento da renda mensal, uma vez que o plano de pagamento dos valores referentes à captação de recursos, durante o período de obras,  podem ser feitos mensalmente, intercalado com parcelas semestrais e anuais, ao contrário do que acontece com imóveis prontos, cujo pagamento deverá ser integralmente pago à vista ou através de um financiamento imobiliário, o que pode dificultar ou praticamente inviabilizar a compra, dependendo do perfil de renda ou mesmo do montante necessário para a entrada do imóvel, que em geral, pode variar entre 20% a 30% do valor integral do imóvel pretendido. Além disso, a negociação do imóvel na planta é mais flexível e pode ser ainda mais vantajosa quando o montante de recursos a ser aportado pelo comprador no sinal, ou mesmo durante o período de obras, é maior do que o valor mínimo previsto pela tabela padrão da unidade pretendida. Assim, quanto mais recursos o comprador aportar na entrada ou durante a obra, maior poderá ser o desconto proporcional, oferecido pela Incorporadora por essa antecipação. 2) Mais economia e avanços tecnológicos em projetos inovadores Comprar um imóvel na planta pode ser a melhor solução para quem pode esperar e perfeito para famílias que não tenham a necessidade de se mudarem de imediato para o imóvel e que estejam dispostas a fazerem um investimento a médio prazo com mais tempo para planejarem a compra.

 

Não ter despesas extras com manutenção é mais um fator decisivo para essa escolha e um benefício a ser levado em consideração na hora de se pensar em comprar imóvel na planta, uma vez que o futuro morador não precisará se preocupar com infiltrações no andar de cima, encanamentos antigos, sistemas elétricos que requerem manutenção e outras avarias precisando de reparos. Quando o empreendimento sair da planta e se tornar realidade, ele será revestido de materiais novos, modernos e de qualidade. Aliás, a superioridade qualitativa e as inovações tecnológicas que vão sendo incorporadas a cada novo projeto de imóveis na planta constituem outro fator muito importante a ser levado em conta pois são diferenciais que vão agregando maior valor ao imóvel além de proporcionar mais conforto e facilidades aos futuros moradores. No entanto, é imprescindível que juntamente com o planejamento e a decisão de compra, o padrão construtivo e a solidez e segurança da empresa responsável pela incorporação e construção sejam minuciosamente pesquisados afim de garantir que tudo que foi prometido, seja de fato entregue.   3) Maior poder de escolha e versatilidade de plantas nos projetos Falando ainda sobre projetos e inovações, outro grande benefício da compra de imóvel na planta são as várias opções de plantas. Em muitos casos é possível, junto à construtora, alterar alguns formatos do apartamento pretendido. Comprar imóvel na planta traz opções de reversibilidade e você pode deixar o apartamento dos seus sonhos do jeito que você sempre quis.

Planta do Apartamento de Meio do Residencial Turmalina, no Sudoeste – Opção com reversibilidade e cozinha gourmet

  4) O Preço e valorização de imóveis na planta A melhor notícia, no entanto, ainda pode estar por vir: a valorização que o imóvel na planta pode ter durante o período de obras. Muitos são os fatores que podem acelerar essa valorização, tais como localização, tipologia, padrão e diferenciais construtivos, itens de lazer, vizinhança, bem como as variáveis econômicas e de mercado que estão sempre impactando positivamente o mercado imobiliário, sobretudo em momentos de retomada e estabilização da economia, com juros, crédito imobiliário e controle inflacionário que impulsionam a demanda por imóveis novos. Dentro desse contexto, depois de pronto, o imóvel na planta poderá acumular uma valorização superior se comparado aos valores desembolsados pelo investidor durante o período da construção, uma vez que esses valores estão sujeitos apenas às variações do índice setorial (INCC) que, na maioria das vezes, não acompanha a valorização que o imóvel agrega no mesmo período. Um exemplo disso é o novo bairro de Brasília, o Setor Noroeste, que atualmente é o bairro com o maior potencial de valorização nos próximos anos, uma vez que a demanda para esse que é o primeiro bairro ecológico do Brasil é cada vez maior e, o valor do m² ali, ainda está abaixo dos valores do m² de imóveis novos em outros bairros nobres do Plano Piloto, indicando iminente valorização.

Parque das Tulipas, SQNW 102 – Noroeste

No entanto, é importante ressaltar mais uma vez que, a solidez e a segurança de se investir em um empreendimento de uma empresa idônea, poderá ser decisiva para esse ganho.

5) Mais Segurança e menos burocracia Mais um ponto positivo para comprar imóvel na planta é ter mais segurança e menos burocracia à vista. Isso acontece porque o empreendimento nunca teve outro proprietário. Sendo assim, a papelada e a documentação necessária para registrar o imóvel tende a ser mais rápida e simples. A escrituração de um imóvel usado requer uma burocracia muito maior, tanto no âmbito jurídico, civil e criminal, quanto contábil. Não é raro negócios realizados em imóveis usados serem desfeitos na porta de cartórios por conta dessas exigências.   No entanto, vale ressaltar mais uma vez que independente da modalidade de compra ser a de um imóvel na planta, para garantir um bom negócio, é fundamental que o interessado em comprar imóvel na planta pesquise sobre a Incorporadora, a sua saúde financeira, seu histórico, as obras que já entregou e sobretudo o compromisso que ela comprovou ter com os seus clientes e com a cidade no decorrer de sua história. Finalmente, a compra de um imóvel na planta pode representar o maior e o mais importante negócio de uma vida inteira. É uma relação duradoura entre comprador e Incorporadora e que, portanto, deverá ser permeada de toda confiança e segurança possível para o bom andamento dessa longa jornada até a realização do sonho de morar no imóvel da sua vida.   Sobre a Emplavi A Emplavi atua no mercado imobiliário em Brasília há 40 anos. Trabalhando para construir e comercializar imóveis que priorizam a segurança, o conforto e a qualidade de vida de seus clientes. Já são mais de 30 mil imóveis entregues no prazo nas melhores localizações do Distrito Federal. Fundada em 1982, a empresa é o resultado de uma perfeita sintonia entre planejamento, gestão qualificada e processos construtivos de alto valor agregado. Conheça mais sobre a Emplavi aqui. Ficou interessado em comprar imóvel na planta? Escolha um Emplavi. Conheça os últimos lançamentos Emplavi no Noroeste, Sudoeste, Águas Claras e Guará:

Parque dos Cedros – 4 Suítes – SQNW 306, Setor Noroeste

 

Parque das Figueiras – 3 Quartos – SQNW 103, Setor Noroeste

 

Residencial Topázio – 3 Suítes – SQSW 500, Setor Sudoeste

 

Residencial Safira – 4 Suítes – SQSW 500, Setor Sudoeste

 

Residencial Turmalina – 4 Suítes – SQSW 500, Setor Sudoeste

 

Montana Residencial – 2 e 3 Quartos – QS 5, Águas Claras

 

Prestige Residence – 2 e 3 Quartos – QI 29, Guará II

  AGENDE SUA VISITA EM UMA DAS NOSSAS CENTRAIS DE VENDAS E DECORADOS EM ÁGUAS CLARAS E SETOR NOROESTE

Posts relacionados

Deixe um comentário