Apartamentos com infraestrutura (rede frigorígena) para climatização: O que é e quais as principais vantagens

8 minutos para ler

Sala do apartamento decorado do Parque das Camélias 03 suítes – SQNW 102 – Emplavi Noroeste

Uma nova tendência no segmento da construção civil, em especial nos novos empreendimentos imobiliários de alto padrão, lançados recentemente no Brasil, vem ganhando cada vez mais relevância e espaço quando o assunto é agregar mais conforto e praticidade à rotina dos seus futuros moradores: a infraestrutura completa (rede frigorígena) para otimizar a instalação futura de ar condicionado nos principais ambientes dos apartamentos, incorporada pelas construtoras aos seus projetos, afim de ampliar a percepção de valor de clientes e moradores na hora de implementar a climatização de seus imóveis.

Brasília é uma cidade em que as quatro estações se separam em dois períodos com características muito bem-definidas: Primavera e verão chuvosos e abafados, e outono e inverno quentes e secos. O fato é que o calor está presente na vida dos brasilienses em todas as estações do ano, e o conforto térmico dos ambientes dos apartamentos têm se tornado um diferencial cada vez mais obrigatório na rotina dos seus moradores.

No post de hoje, trazemos algumas informações sobre o que esperar de um apartamento que já é planejado, construído e entregue com a infraestrutura completa (rede frigorígena) para futura instalação de ar condicionado em seus principais ambientes. Acompanhe:

Sala do apartamento decorado Parque das Gardênias 04 suítes – SQNW 106 – Emplavi Noroeste

No que consiste a rede frigorígena dos novos empreendimentos imobiliários?

Conceitualmente, a rede frigorígena, já incorporada ao projeto arquitetônico desde a sua concepção, consiste no planejamento e implementação de toda a infraestrutura necessária à futura instalação de condensadoras e evaporadoras (tipo splits) nos principais ambientes dos apartamentos, impactando todo o projeto de climatização do imóvel.

Em resumo, essa infraestrutura engloba a instalação de tubos de cobre com revestimento especial que fazem a troca de ar quente e do ar refrigerado entre a condensadora e a evaporadora instalada em cada ponto do apartamento, conforme projeto específico de cada planta, os conduítes e fios elétricos que levam a energia para cada equipamento, devidamente dimensionados para suportar a demanda de energia necessária ao seu bom funcionamento, além do direcionamento do refluxo de água residual para rede de esgoto, por meio de tubos específicos, conforme esquema abaixo:

Ilustração da infraestrutura da rede frigorígena

Toda essa infraestrutura é apoiada pela laje técnica, uma inovação arquitetônica incorporada ao projeto que destina área específica para colocação de condensadoras, que além de trazer mais harmonia estética às fachadas dos prédios ao retirar esses equipamentos das varandas e janelas, facilita a manutenção dos mesmos, além de agregar mais inteligência e funcionalidade às áreas privativas, uma vez que todo o projeto já começa a ser desenhado prevendo a destinação futura dessa área no apartamento.

Laje técnica – Parque das Figueiras, 3 Quartos – SQNW 103 – Emplavi Noroeste

  O desempenho térmico e lumínico dos ambientes e a eficiência do projeto de climatização

Antes de elencarmos as vantagens de se investir em um imóvel com rede frigorígena, é importante ressaltar que a eficiência do projeto de climatização de um apartamento é diretamente proporcional à eficiência do desempenho lumínico e térmico dos ambientes que o compõe.

A escolha de um apartamento, em um empreendimento que já traga, em seu conceito, a implementação de vários diferenciais que otimizem sua climatização natural, como por exemplo, fachada arejada revestida em granito insertado, formando um colchão de ar que serve como isolante térmico entre a pedra e a alvenaria , esquadrias de alumínio com pintura eletrostática e vidros com tecnologia de controle térmico e lumínico que reduz a entrada de calor, mas deixa a claridade natural entrar , que são diferenciais essenciais ao sucesso de um bom projeto de climatização, pois além de diminuir a demanda diária por ar condicionado na climatização dos ambientes, proporciona maior conforto, economia e um estilo de vida mais saudável e sustentável aos moradores. Conheça mais sobre esses diferenciais clicando aqui.

Os imóveis de alto padrão da Emplavi possuem, nas janelas, vidros que contam com tecnologia que bloqueia até 99% dos raios UV e redução da entrada de calor, sem prejudicar a luminosidade dos ambientes.

  Por que investir em imóveis com infraestrutura completa para ar condicionado?

Cozinha Gourmet do apartamento decorado Parque das Gardênias 04 suítes – SQNW 106 – Emplavi Noroeste

A infraestrutura completa (rede frigorígena) para instalação de ar condicionado, que facilita a colocação dos Splits (evaporadora) nos ambientes sem que seja necessário quebrar forros e paredes para instalação dos mesmos, trazem inúmeros benefícios.

Quando a infraestrutura para instalação de aparelhos de ar-condicionado já está planejada e entregue, o projeto de climatização ganha agilidade , facilitando por exemplo a implementação da automação wireless dos ambientes , dispensando novas intervenções na arquitetura do imóvel ou mesmo em seu projeto elétrico e hidráulico, o que poderia trazer inúmeros problemas de ordem técnica, inclusive impactando capacidade energética do prédio entre outros, além do incômodo com sujeira, pintura e despesas extras pós entrega do imóvel.

Após a implementação do condomínio, pode ser que o processo de instalação de aparelhos de ar-condicionado se torne um tanto mais burocrático. Normalmente, o condomínio, através de seu estatuto, define uma série de regras que devem ser observadas pelo morador ao realizar as instalações para rede frigorígena, tais como a necessidade de emissão de laudos por responsável técnico, projeto aprovado em assembleia, entre outros. Ao receber a infraestrutura pronta por parte da construtora, os novos moradores não precisarão se preocupar com isso.

Suíte Master do apartamento decorado Parque das Gardênias 04 suítes – SQNW 106 – Emplavi Noroeste

Pensando no conforto e melhoria da qualidade de vida de seus clientes, a Emplavi, maior Incorporadora Imobiliária do DF, está sempre em busca de novas formas de aprimorar seus processos construtivos, agregando soluções tecnológicas de última geração no planejamento, construção e entrega de empreendimentos modernos , que já se tornaram referência no segmento imobiliário de alto padrão na Capital.

Além dos diferenciais construtivos que agregam maior conforto térmico e lumínico aos ambientes, otimizando projetos de climatização dos apartamentos, a  Emplavi já entrega, em seus novos residenciais de alto padrão nos Setores Noroeste e Sudoeste, toda infraestrutura para automação residencial wireless e para instalação de aparelhos de ar-condicionado (rede frigorígena) nas salas e quartos.  Além disso, as lajes técnicas dos apartamentos são incorporadas ao projeto de arquitetura da unidade, proporcionando espaço específico para as condensadoras, sem que haja necessidade de intervenção na fachada do empreendimento, além de facilitar a manutenção das mesmas.

Com 40 anos de mercado e mais de 30.000 imóveis entregues no Distrito Federal, a Emplavi evolui continuamente para atender as demandas de um mercado em cada vez mais exigente e que busca o melhor em conforto, sofisticação e inovação em imóveis modernos e funcionais.

Saiba mais sobre os diferenciais construtivos de apartamentos de alto padrão e sobre os imóveis Emplavi nos Setores Noroeste, Sudoeste, e Águas Claras.

Agende hoje mesmo uma visita em nossa Central de Vendas e Decorados Emplavi, na SQNW 102, Noroeste e conheça de perto nossos diferenciais construtivos, inovações, apartamento decorados showroom e obras, e tenha uma experiência com seu novo estilo de morar e viver nas melhores localização de Brasília.

Para contato e lançamentos em outros bairros, acesse o site: www.emplavi.com.br

Posts relacionados

Deixe um comentário