Comprar um imóvel próprio é uma das conquistas mais importantes para qualquer pessoa ou família . Sabemos que essa jornada exige planejamento, organização e paciência. Pensando em contribuir para o sucesso dessa importante decisão, compilamos quatro dicas para orientá-lo nesse processo.
4 Passos para Comprar um Imóvel
Acompanhe as notícias mais relevantes sobre o mercado imobiliário e os principais cenários traçados por especialistas em economia em geral
Sempre que for comprar um imóvel, avalie quais são as informações mais relevantes do mercado imobiliário naquele momento. Atente-se sempre para oportunidades que possam surgir em razão dessas variações. Existem alguns índices que podem te ajudar a entender como ele se comporta.
Alguns dos principais índices para ficar de olho são
- INCC ( Índice Nacional da Construção Civil)
- IGP-M – Índice Geral de Preços do Mercado
- FIPEZAP (índice calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas; Atualizado em 19/01/2018)
- ICC (Índice de Confiança do Consumidor, calculado pela FGV através do Instituto Brasileiro de Economia)
- Taxa de Juros SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia).
Fazendo uma breve análise de como estão os índices agora, observamos que a taxa SELIC (taxa básica de juros) começou 2017 acima de 13% , chegando a 7% no final de 2017 e com previsões de chegar ao final de 2018 abaixo do patamar atual. No final de 2017, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) atingiu o maior valor desde janeiro de 2015.
Junto a isso o desempenho da poupança no Brasil também teve aumento no segundo semestre de 2017. Em dezembro de 2017 a caderneta de poupança teve captação mensal recorde com ingresso líquido de 17 bilhões após 2 anos de saques. Isso é uma ótima notícia para quem procura um financiar um imóvel, pois a poupança é a fonte principal de recursos destinados ao financiamento imobiliário no Brasil.
Os dados indicam uma recuperação econômica em 2018 e, consequentemente, um aquecimento do mercado imobiliário que já está sendo impactado positivamente com aumento da demanda por imóveis desde o segundo semestre de 2017, motivados pela queda de juros e aumento da oferta de crédito imobiliário.
Ricardo Amorim, economista, palestrante e colunista (da IstoÉ) traz as suas perspectivas sobre o momento que o mercado se encontra.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=d9_WamhHuJs
Defina o tipo de imóvel e seus limites financeiros
Depois de compreender o cenário atual onde mercado se encontra, é importante definir o tipo de imóvel que pretende comprar. Defina o que sua família necessita e deseja, ranqueando suas principais exigências e critérios para avaliar o imóvel.
Entendendo isso, o próximo passo é estudar o quanto você pode gastar. Geralmente, quanto menor o financiamento, melhor. Todavia, sabemos que nem sempre existe a possibilidade de realizar a compra à vista. Se você pretende financiar, conheça seu limite financeiro e realize simulações de empréstimo em alguns bancos antes de começar a procurar pelo seu imóvel.
Verifique as documentações básicas que irá precisar para o financiamento. Embora cada agente financeiro tenha sua política própria de avaliação creditícia, separamos aqui as principais exigências que são solicitadas pelos bancos para financiamento imobiliário:
- Certidão de casamento ou nascimento
- RG e CPF
- Comprovante de endereço atual
- Recibo da declaração do Imposto de Renda
- Três últimos comprovantes de renda, podendo ser exigido até os 06 últimos
- Caso esteja utilizando seu FGTS, serão necessários o extrato, a autorização para o saque, carta do empregador e também a carteira profissional.
Pesquise as ofertas, avalie as empresas e VISITE os empreendimentos
Depois de entender o que você quer e quais são suas condições de compra, chega a hora de fazer a pesquisar as ofertas existentes. A internet é o principal ambiente de pesquisa. Estudos comprovam que mais de 90% de todas as pesquisas de imóveis no Brasil já é feita através de canais online. Portanto, pesquise e veja quais são os empreendimentos disponíveis e depois conheça pessoalmente os imóveis, priorizando aqueles que melhor se encaixam no seu perfil. Confira algumas dicas para embasar suas decisões nesse momento da jornada.
- Pesquise localização e informações sobre o bairro, acessibilidade, segurança e aspectos relacionados ao bem estar tais como, parques, áreas verdes, ciclovias, praças de esportes, etc
- Realize visitas ao local do imóvel em diferentes horários.
- Em caso de imóveis usados, se possível, é vantajoso conversar com os moradores atuais do condomínio e com o síndico, avaliando sempre diferenciais quanto à qualidade do empreendimento, áreas comuns e administração condominial.
- Se o imóvel for novo ou mesmo se ainda estiver na planta, pesquise a respeito da construtora e incorporadora, sua história, outros empreendimentos já entregues, se ela cumpre os prazos, se existem informações que comprometam a idoneidade da mesma, etc.
- Pesquise sobre as variações do valor de metro quadrado de outros imóveis nessa região e principalmente, pesquise as razões que levam a essas variações. As principais variações de preço geralmente estão relacionadas à localização e à qualidade construtiva, além de aspectos relacionados ao conceito e à solidez da construtora, além do valor agregado que um imóvel oferece em relação ao outro.
- Não deixe de visitar o local da obra e/ou os decorados em suas centrais de vendas.
Decidido a comprar um apartamento? Se prepare para o processo de negociação e conclusão do negócio
Você já realizou muitas pesquisas e agora é a hora de consolidar sua decisão de compra. Tire todas as suas dúvidas com o corretor, gerente ou mesmo o proprietário vendedor e fique atento às facilidades excessivas. Lembre-se : o preço nem sempre é o fator decisivo para fechamento de um bom negócio.
Antes de assinar qualquer contrato, consolide e formalize todas as informações dadas verbalmente pelo corretor/imobiliária. Uma boa dica é mandar um e-mail para ele confirmando as informações compartilhadas durante a reunião e solicitar o seu “de acordo” em todas as questões. Isso reduz confrontos causados por falhas na comunicação ou má condução do negócio, além de fortalecer todo o entendimento dos termos combinados. Ademais, isso pode te ajudar na hora de envolver outras pessoas no processo da decisão, como seu cônjuge, parentes ou amigos.
No processo de compra, a burocracia é um desafio. E para te ajudar, separamos uma lista de documentos que deve ser exigida do vendedor e a respeito do imóvel :
Documentações do Vendedor caso seja uma empresa:
- Cópia do CNPJ
- Cópia autenticada do contrato social/estatuto social
- Documentação registrada na Junta Comercial de alterações no contrato/estatuto
- Certidão de quitação de tributos de contribuições federais; Certidões negativas do vendedor.
Documentações do Imóvel:
- Título de propriedade com registro;
- Certidão negativa de ônus reais (comprovando que o imóvel está livre de dívidas);
- Certidão negativa de IPTU;
- Averbação da construção junto ao Registro de Imóveis;
- Registro de ações reipersecutórias e alienações (comprovando que o imóvel não foi vendido informalmente);
- Cópia do boleto com o registro de pagamento do TCA (Taxa de Cadastro e Avaliação);
- Carta de “Habite-se” (alvará de utilização);
- Planta baixa;
- Certidão enfitêutica (para edificações construídas em terreno foreiro);
- A.R.T. do engenheiro responsável pela obra;
- Opção de compra e venda preenchida corretamente, datada e assinada.
Separamos também as documentações que serão exigidas de você, o comprador do imóvel:
- Cópias do RG, CPF, certidão de estado civil, escritura pública de pacto antenupcial e comprovantes de renda atualizados;
- Certidão de quitação de tributos federais (se for comerciante);
- Certidões negativas (Justiça Federal; ações cíveis; executivos fiscais; protesto de títulos; débitos CND/INSS; interdição, tutela e curatela; dívida ativa da União se for comerciante).
Planeje-se financeiramente também. Com a oferta em mãos, peça ao banco uma projeção da primeira até a última prestação do financiamento. Caso o mesmo for realizado diretamente com a construtora, solicite a projeção de parcelas e uma simulação caso a dívida for repassada para o banco.
Com o devido planejamento, e avaliando o que sua família precisa, acreditamos que a realização do sonho da casa própria pode ser mais tranquilo. Esperamos que esse conteúdo te ajude nessa jornada. Boas compras!
Está interessado em comprar um imóvel no bairro mais exclusivo de Brasília?
A Emplavi entregará em 2018 empreendimentos de 2, 3 e 4 quartos no Noroeste. Os imóveis nos empreendimentos Parque das Orquídeas, Jardins dos Ipês, Jardins dos Flamboyants e Jardim dos Hibiscos estão em fase final de acabamento.
Fundada em abril de 1982, a Emplavi vem se distinguindo há 40 anos no mercado imobiliário do Distrito Federal como uma das maiores e mais bem-conceituadas empresas incorporadoras. A empresa já entregou mais de 30.000 imóveis, rigorosamente no prazo e com padrão diferenciado em qualidade construtiva e acabamento. Ela une tecnologias tradicionais às ideias vanguardistas.
Confira hoje mesmo essa oportunidade e realize seu sonho com a certeza de ter feito o melhor negócio!
Agende hoje mesmo uma visita em nossa Central de vendas e decorados Emplavi Noroeste – SQNW 102 e surpreenda-se com a qualidade e a sofisticação em cada detalhe.
Acesse www.emplavi.com.br para conhecer nossos empreendimentos e visite nosso blog para ficar por dentro de tudo que acontece no mercado imobiliário, dicas e muito mais!
Converse com um de nossos consultores autorizados pelo nosso WhatsApp (61) 3345-9400.
Fontes:
https://epoca.globo.com/vida/noticia/2013/09/12-dicas-para-bcomprar-seu-imovel-b.html
https://andrebona.com.br/3-tabelas-imobiliarias-oficiais-que-voce-precisa-conhecer/