Imóveis de luxo: o que avaliar na hora da compra?

imóveis de luxo

Imóveis de luxo são aqueles considerados 5 estrelas no setor imobiliário. O desejo de morar nesse tipo de empreendimento é tão grande que o mercado vai na contramão da crise no país, crescendo a cada ano. Não é para menos, já que as vantagens de investir em imóveis de luxo são enormes.

O primeiro ponto é que se tratam de construções inteligentes e muito bem planejadas, com engenharia e arquitetura impecáveis. Os detalhes são pensados para oferecer o máximo de conforto e exclusividade aos moradores.

Os empreendimentos de luxo também são elaborados para abrigar todas as facilidades tecnológicas. Isso sem contar as características de sustentabilidade, como a presença de carregadores para carros elétricos.

Se você tem interesse nesse assunto, continue a leitura deste post para conferir as nossas dicas de como encontrar excelentes imóveis de luxo em Brasília!

Conheça a localização

A localização do empreendimento é um dos principais fatores a serem considerados ao escolher imóveis de luxo. Afinal, dependendo da região, trânsito intenso, barulhos de comércios e falta de vagas para estacionar podem ser um transtorno. Em Brasília, alguns lugares são bem característicos quanto a isso. 

Já, locais como Lago Sul e Lago Norte costumam ser bastante sossegados. O Setor Noroeste destaca-se, ao aliar localização privilegiada a sossego, e por estar mais afastado de avenidas barulhentas da cidade, longe do caos do trânsito e das áreas que apresentam maiores índices de violência.

Avalie a estrutura e os acabamentos

Em Brasília existem muitos imóveis de alto padrão em bairros privilegiados. Em contrapartida, há também várias construções antigas — algumas datam, inclusive, do nascimento da cidade. 

Por isso, na hora da compra, avalie a idade do imóvel, já que esse fator predispõe ao aparecimento de rachaduras e infiltrações. Os acabamentos também devem entrar na análise. Afinal, um verdadeiro imóvel de luxo precisa contar com materiais de primeira linha.

Hoje em dia, ao avaliar um imóvel de luxo, também é fundamental verificar a parte elétrica. Apartamentos construídos há algumas décadas podem, por exemplo, ter tomadas e interruptores insuficientes para os dias de hoje.

Além disso, um diferencial é verificar se o imóvel conta com infraestrutura para automação residencial Wi-Fi. Assim, caso você deseje esse tipo de funcionalidade, não precisará fazer uma grande reforma no apartamento para adaptá-lo.

Compare os valores

Um dos maiores mitos existentes no mercado imobiliário é o conceito de preço por metro quadrado.

Ao analisar um imóvel, é interessante levar em conta que, em geral, os preços são determinados por fatores como localização, tipologia e metragem oferecida. Quanto mais privilégios e facilidades a região oferece, mais pessoas ela atrai, o que, consequentemente, aumenta o valor de mercado.

No entanto, existem muitos outros quesitos a serem levados em consideração na hora de comparar os valores de imóveis. Alguns são: histórico da construtora, diferenciais construtivos e tecnológicos, qualidade dos acabamentos, projeto arquitetônico, segurança, vagas de garagem, sustentabilidade, economia e até mesmo diferenciais oferecidos nas áreas comuns, como, salão de festas, espaço gourmet, piscinas, academia, sauna e brinquedoteca.

Ou seja, é mais acertada uma decisão de compra que leve em consideração não apenas o preço, mas acima de tudo o valor agregado de um imóvel.

Analise itens complementares

Alguns detalhes podem nos dizer o quanto de conforto um imóvel oferece. Soluções inteligentes, como infraestrutura de automação residencial, hoje em dia são cada vez mais necessárias. Com essa tecnologia, o morador pode controlar os aparelhos eletrônicos pelo celular, o que resulta em mais qualidade de vida e até mesmo segurança.

A possibilidade de carregar o carro elétrico na garagem de casa é outro diferencial. Além de incentivar a mobilidade sustentável, essa facilidade torna possível a aquisição desse tipo de automóvel, já que não existem muitos pontos de carregamento em Brasília.

A existência de sistema de aquecimento solar colabora para uma maior economia de energia e promove a sustentabilidade. Já o recurso de aspiração central deixa a limpeza do ambiente mais prática e faz a diferença para quem procura bem-estar.

Áreas comuns — como academia, playground, áreas para festas, piscinas, sauna, sala de jogos, churrasqueira e espaço gourmet — devem ser avaliadas nesse conjunto. Brinquedotecas, por sua vez, precisam ter projetos inovadores, a fim de agregar na socialização e garantir a segurança das crianças.

Por falar em segurança, a portaria não pode ser deixada de lado. Avalie o sistema de liberação de visitas, em cada prédio. E, para quem gosta de privacidade, contar com um hall privativo é um diferencial, já que são poucas as localidades que conseguem oferecer isso.

Como você viu, muitos detalhes precisam ser levados em conta na hora de escolher um imóvel de luxo. Mas, com nossas dicas, você já tem em mãos o checklist perfeito para procurar o apartamento que vai propiciar a vida que você sempre sonhou!

Gostou do artigo? Aproveite a visita ao nosso blog para conferir as vantagens de morar no Noroeste!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *