Home office: o que é preciso considerar para trabalhar de casa?

home office

A modalidade home office vem se popularizando entre os profissionais que desejam gerenciar melhor o tempo e aumentar a produtividade. Entretanto, é preciso quebrar alguns mitos sobre esse formato de trabalho, uma vez que ele pode apresentar desafios até maiores do que um escritório fora de casa.

Atualmente, é comum que muitas empresas disponibilizem aos seus funcionários a opção de trabalhar em home office alguns dias na semana. Com isso, é preciso planejar um espaço adequado para o escritório, a fim de contar com mais conforto, e sofisticação no ambiente.

Neste post, separamos algumas dicas interessantes para que você analise as vantagens e desafios de trabalhar em home office. Além disso, apresentamos algumas sugestões do que considerar ao começar a trabalhar em casa. Confira!

Vantagens e desafios do home office

Exercer atividades remotamente pode parecer simples, entretanto, quem opta por esse tipo de trabalho deve entender que ele pode exigir até mais do profissional. Por isso, não são todas as pessoas que têm facilidade ou que conseguem habituar-se a esse formato.

Para atuar em home office, é preciso disciplina e empenho redobrados. Também é necessário ter disposição para resolver — muitas vezes sozinho — possíveis imprevistos.

Apesar desses pontos, o home office oferece inúmeras vantagens. Uma dela é o fato de não haver preocupação com o horário de entrada e saída na empresa. Isso sem falar na possibilidade de não precisar encarar a temida hora do rush.

Outro ponto muito positivo de se trabalhar em casa é ter mais tempo para ficar perto da família, o que promove o aumento da qualidade de vida e do bem-estar.

Veja algumas dicas para começar a trabalhar em casa

Para que você tenha o máximo de produtividade mesmo trabalhando de casa, é preciso ter atenção a alguns pontos. Acompanhe!

Tenha um local de trabalho adequado

home office

O primeiro passo para trabalhar em home office é definir um local que seja adequado para exercer as atividades. O espaço deve ser bem iluminado e equipado com todos os materiais necessários.

Uma opção é contar com um espaço planejado e versátil, que ofereça a possibilidade de receber clientes e parceiros com total conforto. Nesse caso, é importante planejar bem a iluminação, a sonorização, a posição do ar condicionado, entre outros detalhes.

Planeje suas atividades

Diante das inúmeras tarefas profissionais e pessoais com as quais temos que lidar diariamente, é muito importante definir quais atividades são prioritárias no dia.

Para auxiliar na organização, você pode elaborar um cronograma, apostar nas to do list, utilizar uma agenda ou um bullet journal ou mesmo instalar aplicativos com essa finalidade. Hoje já existem várias ferramentas de gestão de projetos disponíveis gratuitamente.

Mantenha o foco nas tarefas

Nem sempre é fácil manter o foco nas tarefas e evitar a dispersão, sobretudo quando se trabalha em casa.

Para elevar a produtividade, exitem algumas técnicas, como a Pomodoro, que consiste em dividir o trabalho em períodos (geralmente de 25 minutos), separados por breves intervalos de descanso (geralmente de 5 minutos).

Como você viu, o trabalho em home office oferece inúmeras vantagens, desde que você conte com um ambiente organizado e totalmente projetado para as suas atividades.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite a visita ao nosso blog e confira também 5 motivos para considerar a automação residencial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *