Decoração de sala: conheça as principais tendências

decoração de sala

Pensar e repensar várias vezes a decoração da sala é algo comum quando se compra um imóvel. Afinal de contas, esse ambiente tem um papel de destaque na residência, sendo utilizado não só em momentos do cotidiano com a família, mas também nas recepções de diversos convidados (como amigos, colegas de trabalho, sócios, clientes etc.).

Por isso, planejar cada detalhe é fundamental para ter um resultado satisfatório. Para ajudar nesse processo, reunimos algumas dicas que vão contribuir para aumentar o conforto do local, deixá-lo mais bonito e, inclusive, mais acolhedor. Acompanhe!

Opte por móveis funcionais

A primeira dica é optar por móveis funcionais. Isto é, aqueles que podem exercer mais de duas funções e se adaptam às particularidades do recinto.

Por exemplo, caso a sua sala de estar tenha o espaço compartilhado com a sala de jantar, escolha uma mesa com superfície extensível. Assim, é possível ajustar as dimensões dela de acordo com a quantidade de pessoas presentes nas refeições.

Outra opção é substituir o usual aparador de parede por um aparador de sofá. Posicionado nas costas do estofado, ele se torna um complemento para a peça e um espaço extra para colocar em destaque esculturas, quadros, livros e obras de colecionador.

Invista em poltronas na decoração de sala

Há pouco, falamos do sofá e aqui voltamos a mencioná-lo. Isso porque, sem dúvidas, ele é um item essencial na decoração de sala. Contudo, cada vez mais os decoradores estão investindo na presença de poltronas no ambiente para contrapor ao protagonismo dele.

O principal motivo disso é a possibilidade de explorar, além dos formatos assimétricos, cores mais intensas (como rosa quente, amarelo radiante, coral intenso, azul niagara etc.) e texturas visualmente mais chamativas (como couro natural, rattan trançado, linho etc.).

Adote uma paleta com cores pastéis

decoração de sala

A paleta de cores da sala deve ser bem pensada para não causar desconforto visual, estimular sensações inquietantes ou ainda pior: deixar o ambiente claro ou escuro demais. Por isso, uma boa escolha é adotar tons pastéis (rosa palha, cinza coral, bege marfim, laranja trigo, off white etc.), que são esteticamente atraentes e acolhedores.

Para completar, eles podem ser facilmente mesclados com o estilo de decoração que você escolher para o espaço, uma vez que vão bem com diversas vertentes, como o natural, o provençal, o rústico, o cottage e o art decó.

Utilize plantas na decoração de sala

Por último, mas não menos importante, use plantas na decoração de sala. O motivo disso é simples: há diversas espécies ornamentais com cores, tamanhos e formatos variados que trazem vida e frescor para o cômodo.

Alguns exemplos são a palmeira-leque, a costela-de-adão, o lírio-da-paz, a orquídea e o narciso. Além disso, elas melhoram a qualidade do ar e funcionam como um termostato natural — regulando a temperatura local.

Uma ótima sugestão é que, em vez de vasos tradicionais, elas sejam cultivadas em versões mais modernas e que estão em alta no design de interiores, como aqueles modelos revestidos com material orgânico (como fibra de coco, e sisal).

Como mostrado, há muitas tendências que podem ser adotadas na sala para valorizar esse espaço, deixando-o mais confortável, esteticamente agradável e convidativo. Por isso, siga as nossas sugestões e converse com o seu decorador para tornar o seu lar visualmente impecável.

Gostou do post? Pois aproveite que estamos falando sobre decoração e saiba como elaborar um projeto de cozinha planejada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *